Empresários, profissionais liberais e líderes de bairro participaram no último dia 10 de mais uma reunião para implementação do Conselho Gestor e Participativo do Município e da População de Ibiúna (Congempi). O encontro aconteceu na sede do órgão, na Av. São Sebastião, e teve como principal assunto a apresentação do Projeto Vizinhança Solidária da Polícia Militar, apresentado na ocasião pelo Cabo Peixoto Neto.
No encontro, os presentes também debateram sobre a implementação do Sistema Observatório Social do Brasil – OSB, que tem como objetivo fomentar e apoiar a participação popular na Gestão Pública Municipal, a partir da padronização dos procedimentos de monitoramento e controle dos gastos públicos, além da disseminação de ferramentas de educação fiscal e de inserção da Micro e Pequena Empresa no rol de fornecedores das prefeituras municipais. “A justiça social só será alcançada quando todos os agentes econômicos recolherem seus tributos corretamente e os agentes públicos os aplicarem com ética e eficácia”, enfatizou Milton Ribeiro da Costa Júnior, um dos idealizadores do Congemp, juntamente com Nerino Galvani Júnior.

OSB - Observatório Social do Brasil


O OSB é fruto do Movimento pela Cidadania Fiscal, criado no interior do Paraná pela iniciativa de representantes da sociedade civil organizada que resolveram tomar atitudes para estimular a cidadania e a ética, monitorando a qualidade da aplicação dos recursos públicos, por meio do acompanhamento de licitações e de ações de educação fiscal. O entendimento do Sistema OSB é que Observatórios Sociais exercem o controle social, mediante monitoramento e não a fiscalização, que compete a órgãos oficiais controladores.


Vizinhança Solidária


O Cabo Peixoto disse que o programa Vizinhança Solidária visa criar grupos de WhatsApp dos bairros, pelo qual moradores ajudam no monitoramento comunitário da vizinhança, acionando a Polícia Militar em qualquer atitude suspeita. A iniciativa vem chamando a atenção das autoridades, uma vez que nos locais onde já foi implementado, os índices, principalmente de furto e roubo, caíram significativamente. “Um exemplo é o Residência Europa, no qual o grupo foi formado e hoje contamos com mais de 100 participantes ativos. Sempre tem um policial no grupo monitorando e é proibido assuntos que não sejam sobre a segurança do bairro. Assim, toda vez que chega uma mensagem, já sabemos que alguma coisa suspeita está acontecendo por lá e tomamos as providências”, explicou o PM.
Quem estiver interessado em montar um Grupo no WhatsApp do Vizinhança Solidária do seu bairro, basta procurar pelo Cabo Peixoto na Polícia Militar de Ibiúna. É preciso ter um líder que vai administrar o grupo juntamente com um policial.

Ao final da reunião, todos os presentes puderam interagir e dar sua opinião sobre os mais diversos assuntos, como turismo, meio ambiente, saúde, segurança pública e outros. Quem quiser conhecer mais sobre o CONGEMPI pode acompanhar a página no Facebook/congempi.


Fonte:Jornal do Povo - Ibiúna
Editor Chefe e Jornalista Responsável: Tiago Albertim